sábado, 28 de novembro de 2009

Nara Leao e 1989 - 20 anos sem.....


Não é difícil imaginar que 20 anos atrás, 1989, não tenha sido um bom ano para a MPB. Só em 89, faleceu, Raul Seixas, Nara Leão, Luiz Gonzaga. (Nos próximos posts falaremos sobre essas perdas) E hoje duas décadas depois, somos obrigados a encarar celebrações póstumas. Fácil acreditar que o Brasil seja um  país de heróis mortos.
No dia 7 de julho de 89, morre a eterna musa da bossa-nova, Nara Leão. Apesar de o senso comum identificar, Nara só com a bossa-nova, ela é muito mais do que aquela que canta sobre barquinhos. Muito mais que isso. Nara realmente começou com a bossa-nova. Seu apartamento no Rio foi o berço do movimento carioca. Lá viviam e desafinavam gente humilde, como Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Miúcha e eventualmente João Gilberto.  Numa dessas rodas de violão, a jovem Nara com seus 15 anos ,começou  a brilhar.
Mas em seu primeiro disco "Nara” (1964) não tinha só bossa e outras murmuras mais. Seu disco de estréia tinha composições de Zé Kéti e outros legítimos sambistas (aqueles "dos morros"). Nara, sempre foi apaixonada pela lírica dos sambas do morro, regravou canções de Cartola, Nelson Cavaquinho entre outros. A cantora, desde 15 anos namorava com Ronaldo Boscolli, jornalista e compositor. Mas Nara descobriu que Boscolli mantinha um relacionamento secreto,com outra grande cantora Maysa.foi o fim de dois relacionamentos, o de Nara com Boscolli e com a Bossa Nova. Em 1965 Nara fazia parte do elenco da peça  Opinião, uma das primeiras manifestações contra a ditadura. Nara teve um serio problema na garganta e teve de ser substituída, a cantora então indicou uma cantora baiano iniciante, Maria Bethania. Assim Nara é responsável pelo começo da carreira de Irma do Caetano. Alem de na metade dos anos 60 ter apresentado Raul seixas a Jerry Adriani que ajudou o barbudo a alavancar sua carreira no Rio. Nara sempre foi artista participante no cenário brasileiro, em 1968 ela ex-musa da bossa-nova se rende ao tropicalismo o maior movimento musical brasileiro. Nara participou do disco - manifesto “Tropicália ou Panis ET circenses” (1968), com a musica "Lindoneia"  do seu disco multicolorido "Nara 1968". Com o fim do movimento e.o endurencimento do regime militar com o AI-5, Nara e caca Diegues (seu marido na época) mudar se para Europa.
Em 1971 Nara faz  as pazes com a bossa. Com o disco "Dez anos depois", junto do seu parceiro musical Roberto Menescal. Nara também gravou um disco só com musicas de Roberto/Erasmo, "Quero que vá tudo por inferno" provando mais uma vez pros caretas que ela não era quieta. Nara foi da bossa, jovem guarda MPB, militante, tropicalista, sambista sem amarras ou preconceitos. Uma das primeiras cantoras do Brasil a quebrar os paradigmas da musica. E anunciar a tendência do novo século: o pluralismo musical.
Tinha voz miúda, pequena e intimista e mesmo assim foi revolucionaria. Sua morte aos 47 em sete de junho de 1989, só serviu para deixar órfão o país dos descamisados. "Se quiserem saber se volto diga que sim, mas só depois que a saudade se afastar de mim” (Nara Leão canta na musica "Diz que fui por ai")
FONTE: http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/nara-leao
                Especial BRAVO! Bossa Nova- Nara Leão 





Baixe NARA -(1968












Um comentário:

Hélio Monteiro disse...

Simplesmente adoro essa mulher que me chama para ver a banda passar! Sabe aquelas crises egocêntricas que nos sondam as vezes? Pois é, tenho a impressão de que ela canta pra mim! ;).