sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Verde que te quero rosa-cartola

Não, eu não vou começar essa postagem ressaltando as qualidades do poeta , inteligente ,gênio entre tantas outras, afinal esta não é uma homenagem póstuma a um dos maiores compositores da musica popular brasileira. E isso é uma questão de respeito a memoria do sambista, já que o próprio afirmava que "Quem gosta de homenagem póstuma é estátua. "
Nesse cem anos de vida( vida sim, pois a genialidade nos torna imortais) de Angenor de Oliveira ( a propósito eu não quis dizer Agenor , esse é o nome correto e não um erro de digitaçãp) , sua obra pungente e relembrada ,celebrada e remexida por diversos meios , esse não é mais um deles , não , eu não vou repetir o que já foi dito. Não me obriguem a falar que Angenor era mais conhecido como Cartola ,por causa de um chapéu-coco( que não era uma cartola) que usava para proteger-se de cimento quando era pedreiro lá "nas laje carioca" e eu nem vou falar que ele foi também , lavador de carros ,trovador, pintor de parede ,poeta ,vigia de prédio ,fundador da
Mangueira e amor maior da Dona Zica.
Mas não, essa texto não é uma referencia ao seu centenário comemorado no dia 11 de Outubro, nem ao menos uma semi-babação. Eu nem peço que comemorem ouvindo seus poemas líricos disfaçardos de sambas ,que corram logo para a lojinha de departamentos mais próxima e compre nem que sejam uma coletânea "the best of 'Cartola' " para ouvir no arcaico cd-player ou que baixem sua discografia na internet , eu nem peço tanto . Só peço enfim que a sorrir eu pretenda levar a vida, espero mesmo que o mudo não seja somente um moinho. Ah ,e cá entre nós , me desculpem essa é sim uma homenagem póstuma
.

Nenhum comentário: